Se você é recém-formado em qualquer área do conhecimento, tenho certeza que a busca por uma colocação no mercado de trabalho é uma preocupação constante. Foi pensando em você que as empresas criaram os programas de trainee, que ajudam profissionais com muito conhecimento teórico e vontade de aprender a ingressar em cargos estratégicos ou de liderança de grandes empresas.
O programa de trainee é direcionado para universitários nos últimos anos de curso ou recém-formados até 2 anos (em média). O trainee ingressa na empresa por meio de processo seletivo, em seguida é contratado em regime de CLT com remuneração compatível com a função que, em média, pode variar entre R$ 2.000 a R$ 7.000. O programa tem duração média de seis meses a dois anos, depois desse período o trainee pode assumir novos cargos dentro da empresa de acordo com o regulamento do programa.
Durante o programa o trainee passa por diversos treinamentos, dentre eles:
Se você optar pela modalidade de trainee obterá diversas vantagens durante o processo de desenvolvimento, como, por exemplo, participar de treinamentos e projetos relevantes, aprender todos os processos internos de uma empresa, conviver com lideranças e gestores, bem como adquirir experiência que pode ajudar no seu crescimento profissional inclusive fora dessa empresa.
Para tornar-se trainee é necessário atender alguns requisitos, dentre eles temos:
Esses requisitos são adaptados de acordo com cada empresa, portanto leia com atenção a descrição da vaga antes de enviar seu currículo.
O processo seletivo para trainee pode durar de 1 a 4 meses dependendo das etapas escolhidas pela empresa, que podem incluir:
Passo 1 – Inscrição no programa de trainee – o processo inicia-se quando a empresa fornece uma plataforma ou link para que os candidatos possam candidatar-se para a vaga. Esse é o primeiro contato do candidato com a empresa e com as informações sobre o programa.
Passo 2 – Análise dos currículos – os currículos enviados são recebidos pelo departamento de RH e comparados com o perfil idealizado pela empresa, apenas os compatíveis participarão das próximas etapas do processo.
Passo 3 – Aplicação de testes psicológicos, comportamentais e técnicos – os candidatos pré-selecionados recebem um link ou são convocados para comparecer pessoalmente na empresa para realizar os testes indicados no programa. Dentre os testes técnicos podemos destacar as provas que avaliam os idiomas, raciocínio lógico, atualidades e conhecimentos gerais.
Passo 4 – Aplicação de dinâmicas de grupo – os candidatos participam de atividades lúdicas para verificar na prática a presença de competências comportamentais, como, por exemplo, liderança, trabalho em equipe, comunicação, entre outros.
Passo 5 – Entrevista individual – o candidato tem a oportunidade de conversar com o responsável pelo RH ou gestor da área onde atuará. Nessa etapa a empresa busca verificar a veracidade das informações do currículo, bem como identificar as competências técnicas (conhecimentos e habilidades) do candidato.
Passo 6 – Análise dos resultados – os responsáveis pelo programa avaliam os resultados apresentados pelos candidatos e selecionam os melhores de acordo com a quantidade de vagas disponíveis.
Passo 7- Contratação do trainee – o candidato selecionado é comunicado sobre a contratação. Bem como recebe todas as orientações sobre a documentação e exames admissionais.
Passo 8 – As etapas e duração do processo seletivo podem mudar de acordo com a estrutura da empresa. Lembre-se que existe alta concorrência e poucas vagas nesse processo, portanto, prepare-se!
Agora, que você já conhece como funciona um programa de trainee, separei aqui as principais plataformas de emprego que ajudarão na sua busca por uma colocação no mercado de trabalho na região de BH:
Também existe a opção de encontrar vagas nas agências de emprego localizadas na cidade, no mural de aviso das universidades e no próprio site das empresas que promovem programas de trainee.
Deixe seu Comentário